O escultor, o professor e a mandinga

Certamente você conhece um professor que sempre se vangloriou da dificuldade dos alunos “passarem” nas disciplinas que lecionava. Conseguiu identificar em sua mente aquele que apresentava essa característica de forma mais marcante? Lembra-se também da sua postura em sala de aula ou na sala dos professores em que se orgulhava do rastro de alunos retidos pelos cursos ou instituições por onde esteve? Aposto que você também passou a achar que isso, realmente, era motivo de orgulho! Então, te peço o favor de anotar em uma folha de papel o nome desse marcante professor.

Pois bem, preciso te contar a história de um escultor. Pigmaleão foi um artista que esculpiu em marfim uma mulher maravilhosa. Tal era a beleza da estátua de mulher que o criador apaixonou-se por ela. Esse amor se tornou tão grande que, segundo a mitologia grega, permitiu que um sopro de vida transformasse a estátua de marfim em mulher de verdade. Criador e criatura se casaram, tiveram filhos e viveram felizes.

Essa história, a meu ver, deveria estar afixada nas salas de aula de todo o mundo. Deveria estar gravada na mente de quem tem responsabilidade pela formação de pessoas. Enxergue alunos sem potencial e conseguirá da turma um desempenho medíocre. Veja neles pessoas capazes e terá alta performance e excelência.

E isso vale só para a relação entre professores e alunos?

Genericamente, podemos dizer que o efeito Pigmaleão vale para quem tem ascendência sobre um grupo de pessoas. A forma como o líder enxerga os membros de sua equipe modifica totalmente o desempenho dessa equipe.

O bom líder acredita no potencial de sua equipe e consegue extrair dela desempenho que nem ela própria poderia supor. O bom professor, da mesma forma, por acreditar em seus alunos, consegue conduzi-los de modo a potencializar seus talentos e maximizar o poder de superação de suas deficiências.

Quanto àquele professor cujo nome você anotou e que se vangloriava de sua ineficiência como líder de equipe, bem... amasse o papel e jogue bem longe, para espantar a má influência.

micali

Prof. Dr. José Fernando Mantovani Micali
Apaixonado por Educação
Presidente da TNT Technology
Doutor pela Escola Politécnica da USP
Coordenador de Pós-graduação da TNT Educacional

Comments are closed.