CREA-SP
O que é o Crea-SP
Crea-SP é a sigla que identifica o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo - o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina e provavelmente um dos maiores do mundo. O Crea-SP fiscaliza, controla, orienta e aprimora o exercício e as atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos e das várias modalidades de Técnicos Industriais de nível médio.
Fiscalização
GIDFis – Gestão Inteligente de Demanda e Fiscalização
O GIDFis tem como objetivo cruzar e filtrar informações oriundas da base de dados do CREA-SP com dados externos coletados de diversas fontes, de forma a gerar relatórios, comunicados, alertas, priorizando a comunicação eletrônica e esclarecendo situações de inconformidade. As demandas de fiscalização podem conter dados georreferenciados, gerados automaticamente a partir das informações contidas nos repositórios de dados.
Subsistemas
- Coleta e extração de dados
- Filtros e cruzamento de dados por perfil
- Gestão de comunicados e alertas
- Organização com foco no planejamento estratégico
- Organização por Jurisdição
- Gestão das Demandas de Fiscalização
- Ordem de Serviço WEB e Mobile
- Dashboards – Indicadores de Desempenho
- ART (Anotação de Reponsabilidade Técnica)
- RRT (Rede de Responsabilidade Técnica)
Integração com
- Sistemas legados
- Empresas Terceirizadas
- Arquivos em diversos formatos
- Denúncias on-line
- Denúncias via telemarketing
FANT - Fiscalização Aérea Não Tripulada
Após o GIDFis ter realizado automaticamente todos os filtros para verificação dos indícios de irregularidades, restarão aqueles que necessitam de inspeção “in loco”. Nesse momento é tomada uma decisão e são selecionados os indícios com características próprias para fiscalização por meio de Veículos Aéreos Não-Tripulados. As imagens coletadas, sempre que possível, são processadas por algoritmos inteligentes de visão computacional e os resultados são disponibilizadas para o CREA-SP, no próprio GIDFis, acompanhados de todas as informações necessárias para a avaliação da equipe de fiscais do CREA-SP.
ART - Anotação de Responsabilidade Técnica
Instrumento indispensável para identificar a responsabilidade técnica pelas obras ou serviços prestados por profissionais ou empresas.
2.
Forma de registro de todos os contratos, escritos ou verbais, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à Engenharia, e à Agronomia.
A ART não é apenas uma obrigação legal para todos os profissionais vinculados ao Crea, ela valoriza o exercício profissional, confere legitimidade documental e assegura, com fé pública, a autoria e os limites da responsabilidade e participação técnica em cada obra ou serviço.
Por sua vez, a ART assegura à sociedade que essas atividades técnicas são realizadas por um profissional habilitado. Neste sentido, a ART tem uma nítida função de defesa da sociedade, proporcionando também segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado.
RRT – Rede de Responsabilidade Técnica
O CREA, reforçando sua filosofia de atuação orientativa e de caráter preventivo, pretende estabelecer uma parceria estratégica e de mútuo interesse com os contratantes de serviços na área de engenharia e agronomia.
De forma a dar maior tranquilidade, comodidade e mais transparência para a sociedade, o Conselho disponibiliza para empresas, empreendedores e instituições públicas este sistema interativo de troca de informações.